Pages

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Realmente, cada coisa que a gente escuta...

E nesse negócio de ouvir muita besteira, às vezes surgem coisas que não são tão besteira assim. Ou são. Mas parecem que não são, entendeu?
Eu até gosto mais de besteiras mesmo, porque são coisas engraçadas ou sem importância.
Mas quando a coisa é séria e é besteira, geralmente é um negócio que machuca.
Tipo ciúmes. É besteira, mas, dependendo de quem ou como seja, machuca.
Então, que hoje eu tô sensível, por causa da TPM, claro, mas ainda assim, vou tratar de um assunto que me deixa triste de muito antes, de sempre. Em qualquer dia do mês, não importa... eu sempre acabo ficando triste por causa disso.

É essa arrogância desnecessária que parece ter se infestado no mundo todo, fazendo com que as pessoas pensem: "eu sou o certo e todos os outros são errados e aí de quem discutir isso".

Sabe, faz tempo que não consigo mostrar minha opinião sem sair com a cara no chão, humilhada. E olha que eu sou sutil hein. Eu digo: "eu acho isso e isso e tal", quando poderia dizer: "é ISSO e  ISSO e tal e minha verdade é a única", como as pessoas andam fazendo por aí.

Eu só queria algo normal:
- "Eu acho isso sobre esse assunto. E você?"
- "Ah, eu discordo. Acho isso e isso."
E aí você pensa em algo pra rebater, e o outro rebate o seu rebatimento, tudo com naturalidade e amizade. Sem brigas, nem desmerecimentos. No fim, você vai continuar com sua opinião e o outro com a dele, e vocês continuarão amigos, mas sabendo o que cada um pensa.

Mas não...
Geralmente as coisas são mais assim:
- "Eu acho isso e isso." (detalhe, você nem pergunta a opinião da pessoa, porque já tem medo. mas ela diz mesmo assim:)
- "Nossa! Quanta merda! É claro que tal coisa é assim e assado, porque isso e aquilo e isso e aquilo e...(cinco minutos depois...) Por isso que isso é assim. Você que não sabe de nada."

E eu me pergunto: pra quê isso?

Sabe, pra uma pessoa sem auto-estima isso é uma coisa gravíssima. Eu mesma já tô querendo desistir até de falar. Já não confio no meu tato...
Eu mesma já acho que falo muita besteira, imagine os outros me confirmando isso!

Acho que o errado é a pessoa nunca se pronunciar, nunca dizer o que pensa, mesmo que não seja expert nos assuntos. Existe uma coisa chamada senso crítico, que, na minha opinião (terei que dar mais uma opinião, não há jeito) significa você não acreditar só no que os outros falam sem nunca questionar. Cada um pensa de um jeito, sente, vê, conclui de uma forma diferente, e é isso que nos faz sermos únicos.

 Graças a Deus eu uso meu cérebro, mesmo que pouco, pra duvidar, questionar, pensar e debater as "verdades" do mundo.
Pena que as pessoas estão me convencendo do contrário. Talvez eu devesse ficar calada. Talvez eu devesse começar a usar mais as palavras "Isso", "Você tá certo", "É claro".
Quem sabe eu não sairia menos machucada dessa história?!

Mas, como diria a Aline R.: eu digo o penso e "só Deus pode me julgar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário